terça-feira, 12 de abril de 2011

Domingão no ATASCS – A trava que travou – Pt 1/2.


Falae pessoal, beleza? Demorou mais saiu! Hehehe. Acabei lendo e relendo o post que já estava pronto e no fim das contas apaguei e ca estou eu escrevendo outro. Fazer o que né? Nunca releia o que escreveu... e lá vamos nós, para Dezembro de 2010. (editado, faltava a data "retrocessa"..hehehehe)

Após algumas semanas de incessantes buscas, e-mails e e-mails enviados, telefonemas e tudo mais, eu estava decidido a ir ao ATASCS. Procurei outros lugares, confesso, principalmente pelo fato da “distancia” que, depois de ir a primeira vez, percebi que era bem mais perto do que eu imaginava.

Foram duas ou três semanas de pratica em casa, 2 ou 3 x por semana, chapa de aço, coletor de chumbinho, e lá estava eu tomando coro da luneta. Um clique pra cá, um clique pra lá, e ela estava calibrada, pra 10 metros. rs .

O que me ajudou muito nessa calibragem, mais em dicas do que em linguagem técnica, da qual eu entendo muito pouco, foi aquele exemplar da Revista Magnum, especial sobre armas de pressão, do nosso camarada Engº Nelson L. de Faria. O livro é completo, no sentido literal da palavra, com todos os dados e conversões, muita coisa boa e técnica, tanto que eu nem sei explicar ao certo tim-tim por tim-tim, só lendo mesmo pra saber, e posso dizer, vale a pena. 

Pois bem, luneta calibrada, tubo de chumbo norica match de 600 unidades, e estamos prontos para ir ao clube. Certo? Errado! Não sendo “chato”, mas acordar cedo no domingão é complicado né? Pensei: “Se eu chegar lá umas 11 horas, acho que dá pra brincar um pouquinho.” Hehehehehe...doce ilusão...rs

Como sou um cara prevenido, mais uma vez, entrei em contato com a Cris, do ATASCS, discorrendo para ela sobre a minha brilhante idéia de ir para o clube no domingo as 11 horas...e recebi a noticia: “Rafael, de domingo o clube anda bem concorrido, quase sempre lotado, fica uma dica importante: Chegue Cedo...”. Ok ok, ela não falou exatamente nessas palavras, mas o recado foi dado, e dentro de minha cabeça eu ainda pensava: “Mas meeuuuu, 11 horas da matina no domingo é cedo “mano”...” . To errado? Pra você que disse que sim, DU-VI-DO!

Pra poder acordar mais cedo que 10 horas em pleno domingão, foi necessário toda uma preparação física e psicológica, para mim, sim. Costuma dormir as 2, 3 da matina e acordar as 8, de segunda a sexta, claro, mas e no domingo?
Posso dizer, foi um sacrifício que valeu a pena!

Comecei acordando cedo no sábado e resolvendo alguns compromissos que seriam a tarde, fazer umas compras pra lojinha da esposa, mercado, pagar contas e por ai vai. Certo, tarde livre, então...vamos conferir a luneta! Ai ai, nada como a empolgação de um iniciante não é? Hehehehe...

Luneta conferida, tudo pronto para o dia seguinte, então agora vem a pior parte...A jogatina do sábado a noite regada a...hehehehe...digamos, “drinks” pra ninguém me chamar de alcoólatra, mesmo porque não sou, e pra pegar mais leve com os “meninos” né. Lembrem-se moços, tenho 26 anos, sou casado, logo, eu posso tomar umas em minha casa ok? Kkkkk

Abri mão disso, pois não deve ser uma experiência boa e proveitosa ir ao clube de tiro, seja ele qual for, de ressaca. Álcool e armas não combinam!!!

Certo, domingo, 7:15 e o despertador toca, to eu de pé, indo pro banho e pensando “Santo Cristo, o que to fazendo...”. Vale lembrar que uma semana antes, já tinha dado uma passadinha no clube pra conhecer, estava de passagem por lá, sem carabina, e “colei” lá pra ver “qualé qui é”...kkk...e claro, pra aprender o caminho, pois meu gps (esposa) não ia, então ela tinha que me ensinar antes.

Antes de sair, aquela conferidinha básica: Mochila com chumbos, alvos e tudo o mais, carabina logicamente, chaves básicas da luneta, caso solte, e...a NOTA FISCAL. Galera, a nota fiscal é muito importante, com ela você comprova a procedência e o tipo de produto que está transportando, lembre-se disso sempre! Tudo conferidinho, vamo que vamo! Domingo de manhã, Av. do Estado tranqüila, na ida, sem transito, coisa de 20, 25 minutos no maximo eu estava por lá, sai da zona norte, próximo ao metro santana e rumei pro “ABC”, digo em aspas porque é ali, bem no comecinho, próximo ao central plaza, que no caso seria a “divisa São Paulo – São Caetano”, me corrijam se eu estiver errado! Rs..provavelmente vou estar, quase certo isso...kkkkk...

Bom “chegamos” rs. Pista fria, pista quente, o tempo passando e comecei a sentir uma diferença na carabina...durante o “golpe”, comecei a notar uma certa dificuldade, um enroscar bem leve, no final do curso do cano, bem na hora que trava, estranhei, dei uma olhada, mas não dei muita atenção. Mais uns tiros, 15 metros, 18 metros, “isso aeee “mano”, vamo aumentar a distância” e de repente, “clec”. Eu pensei o simples “Ueh! Mas que p**** foi isso agora...”? No dia, se eu não me engano, o responsável pela pista era o Mikami, um cara bastante atencioso e bem conhecido do ATASCS, ele viu minha cara de “Ueh” e veio até mim... “Tudo tranqüilo ai?” eu falei “Então, fez um “clec” meio esquisito, diferente dos barulhos dela, e parece que a trava do gatilho não acionou...” ele “eita, posso ver?” eu “Claro”.

Ele atirou, nem vi onde, pois já estava desestabilizado emocionalmente pensando “Ahhh...denovo não!”, ele armou de novo e...não, não teve “clec”, não teve barulho nenhum...a trava do gatilho simplesmente travou, a carabina continua normal, mas, digamos assim, um pouco menos segura...ou não. Dedo fora do gatilho sempre, ele só vai pro gatilho quando for para aciona-lo! rs.

Ela travou, mas é “normal”, e assim já estava programando dentro de minha cabeça a próxima visita a Alterama. Hehehehe... Eu pensava, “Fico ou vou embora por causa desse pequeno ‘desastre’?”. Depois de mais uma sessão sem a trava, e já acostumado com o pequeno problema, resolvi ficar, e pensei “Só de raiva, vou atirar a partir dos 20 mts...e aumentando a cada pista fria...” e ao invés de compensar na visada, coisa que eu ainda não sabia fazer, e hoje ainda não sei fazer muito bem, eu teria que “regular” a luneta a partir daí, o que com certeza deu problema...mmmmaaaasssss, como esse post ficou MUITO LONGO, e não quero deixar ninguém com as vistas cansadas (rs), na quinta feira, ou até mesmo amanhã, dependendo da preferência de vocês, eu posto a segunda parte, que já esta pronta e só falta editar para os padrões do Blog.

Posto na quarta feira, ou na quinta? Fica ai uma pequena “enquéte”, respondam nos comentários ok?

Desculpem pela demora do novo post galera, e obrigado a todos!

Conto com a Colaboração de vocês!

Whombi. 

Links uteis dos locais e produtos acima citados: 

"ATASCS" Associação Thiene dos Atiradores de São Caetano do Sul.

Livro sobre Armas de Pressão - Nelson L. de Faria.

O Livro encontra-se indisponivel no site da editora, nao sei mais onde procurar, revirei tudo por aqui...kkkk


6 comentários:

  1. hehehe vc acabou indo la entao?!?!cara, domingo???eu nao existo de domingo auhauahuahauh corajoso vc...essa semana a minha chega,espero demorar para começar a ter problemas com ela...se nao eu vou surtar...abraço Rafael

    ResponderExcluir
  2. Fala camarada, caramba, vou editar o post! Passei batido de datar, na verdade esse fato ocorreu em dezembro de 2010 cara, foi no ultimo domingo do ano que o atascs abriu, nao me lembro a data exata, mas era meio ou fim de dezembro, as historias estao vindo caminhando pros dias de hoje....falha minha!

    Esse domingo nem fui cara, nao consegui acordar de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  3. Nice! Tive uma época com airgun... é muito divertido. Não sei se nesse clube dá pra levar objetos comuns pra atirar, mas me diverti muito destruindo CDs, brinquedos e diversos outros objetos velhos. Tem uns fóruns bacanas sobre o assunto, você conhece? Se entrosar com o pessoal é garantia de muitos encontros e campeonatos memoráveis! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Fala Atila, beleza? Cara, é bem divertido, tipo eu me desligo do mundo quando estou no Clube. Lá no ATASCS podemos sim levar objetos comuns, desde que a sujeira seja recolhida, e na boa? É bom demais destruir cds! kkkkk Quanto aos foruns, ali do lado direito, tem o banner de um deles e participo de mais dois. É bacana essa troca de informações que rola no "mundo airgun." Deveria voltar a praticar quando sobrar um tempo, a diversão é garantida!

    Obrigado por passar por aqui Atila, seja sempre bem vindo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nelson L. De Faria3 de maio de 2011 às 23:15

    O livro ARMAS DE PRESSÃO - Ciência e Técnicas de Tiro, pode ser adquirido se enviado e-mail para: magnumcorp@yahoo.com.br
    A propósito, muito boa a história.

    Abraço,

    Nelson

    ResponderExcluir
  6. Ilustrissimo Nelson, muito obrigado por prestigiar nosso humilde espaço! Estou aqui testando prestar um auxilio aos nossos amigos iniciantes assim como eu!

    Não deixe de passar por aqui sempre que possivel!

    MUITO OBRIGADO PELA VISITA!

    Whombi.

    ResponderExcluir